segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sonhos nunca envelhecem...

Existem ainda aqueles que defendem com muita luta os seus direitos.


E os estudantes são:... De luta!!!



Caros companheiros de amor e luta, os estudantes da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) em Lages/SC seguem lutando por seus direitos como estudantes... Segue o relato da companheira e amiga da FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil), Ester Hoffmann, contando como está... Muita força companheir@s (pelo menos fica uma força "online", rsrs)...







"As mobilização por assistencia estudantil continuam na UDESC em Lages.


No dia 29 de abril foram iniciadas as mobilizações na UDESC de Lages pelo direito do/as estudantes à assitencia estudantil.Hoje, dia 15 de maio, em um dia que amanheceu com a temperatura próxima a zero graus na região serrana, o/as estudantes iniciaram o trabalho cedo. Com faixas que diziam: "4,30 não dá, RU já" esperaram o/as estudantes chegarem já no portão de entrada para conversar, mobilizar para a Assembléia que ocorreu após uma grande concentração em frente ao prédio da direção do centro. A mobilização se deu devido a presença do pró-reitor de extensão na universidade.


A proposta do pró-reitor foi de haver apenas uma reunião com representantes dos CA´s, mas o/as estudantes reivindicaram que o debate fosse realizado em Assembléia coordenada pelo/as próprio/as estudantes e assim aconteceu.


A UDESC é uma das piores Universidades do Brasil no que se refere ao debate de permanencia do/as estudantes na universidade, não dispondo de restaurante universitário nem moradia estudantil. As cantinas responsáveis pela alimentação do/as estudantes tem concessões através de processos de licitação, onde o preço base utilizado é dos restaurantes mais caros da cidade.

Ao longo dos anos o/as estudantes vem travando esta luta pelo Restaurante universitário. A justificativa da universitária para não viabilização é que o perfil do/as estudantes é de classe média e não necessitam assistencia para permanencia. Se o processo de vestibular já é um afunilamento para o acesso, imagina uma universidade sem assitencia alguma?


A luta que se iniciou no mes passado no campi de Lages tendo como pauta imediata a redução dos preços da cantina. soma força agora com uma pauta mais consistente pelo Restaurante Universitário. E essa luta vem sendo travada também nos demais centros da UDESC.


Seguimos em luta"




Abraços a tod@s!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário