sábado, 12 de março de 2011

Algumas "curiosidades" (ou não divulgação)

Você sabia que em Cuba apesar de ter um partido único, quem decide quem serão os candidatos aos cargos políticos são as assembléias populares? Que, apesar do voto ser facultativo, a presença dos eleitores chega na marca dos 95%?
Que em Cuba há mais de 2 mil organizações não governamentais, religiosas, científicas, feministas, etc?
E que a lei de imigração norte-americana nega o visto de turista aos cubanos, mas dá Residência Permanente para os que chegam de maneira ilegal (por barcos e aviões clandestinos), mas os impede de voltar a Cuba sem perdê-la?



A Revolução Cubana não trouxe apenas educação de qualidade (a média nacional é de 13 anos de estudo), mas trouxe o espírito crítico de seu povo e poder de participação dele.
Talvez seja por essa razão que os EUA aplicam tanta energia em criar mitos contra ela. Pois dessa maneira, se justifica um embargo econômico injusto e mesquinho. Pois se com tão poucas possibilidades comerciais Cuba tem o melhor IDH da América Latina, sem o embargo poderia se tornar um exemplo de sociedade que as poderosas corporações não gostariam de ver.


Abraços a tod@s...

Um comentário:

  1. Temos que está sempre na luta camarada.Inclusive construir nossa mídia de esquerda e os blogs podem muito bem nos auxiliar nessa batalha.

    Visite também:

    Solidários
    Ousar Lutar Ousar vencer
    Diário liberdade

    http://convencao2009.blogspot.com/
    http://ousarlutar.blogspot.com/
    http://www.diarioliberdade.org

    Abraços

    Sturt Silva

    ResponderExcluir