
Pesquisas astronômicas são fundamentadas nos ritmos criados pela passagem dos planetas, da Lua e da Terra diante das constelações, espelhando sua realidade na observação experimental. À medida que a Lua passa pelas constelações, transmite ao solo e às plantas forças que vão beneficiar as quatro partes dos vegetais. Se nós aceitamos que satélites dirigidos para Júpiter e Saturno nos mandem ondas magnéticas com fotos e informações, por que não supor que corpos celestes muito mais complexos enviam ondas eletromagnéticas?
O aproveitamento do fluxo e refluxo da seiva apartir da atração exercida pela lua determina práticas importantes na agricultura, por isto da importância de saber a fase lunar para o manuseio da planta:
* Lua Nova - Indicada para podas; capinar o mato (ele demora mais para crescer); colheita de raízes; adubação.
* Lua Crescente - boa para arar e gradear a terra; semear e colher folhas e frutos; fazer enxertos; plantar flores e folhas em vasos ornamentais.
* Lua Cheia - flores e frutos colhidos nessa fase são mais exuberantes, mas ela é imprópri para plantar, transplantar e capinar (o mato cresce rapidamente).
* Lua Minguante - boa para plantar e colher as raízes; colher e armazenar grãos; colher madeira para a utilização em cercas, móveis e construções, pois neste período a seiva se encontra nas raízes e isso favorece a conservação da madeira.
Abraços a tod@s!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário