segunda-feira, 20 de julho de 2009

Astrologia e Agricultura...

Conhecer a relação dos astros com o manuseio das plantas é fundamental...Os homens mais antigos observavam a passagem dos planetas e das fases da Lua e sabiam como utilizar a força deles na agricultura, bem como em outros assuntos cotidianos da vida. Mas os tempos mudaram e, com a chegada dos meios tecnológicos e químicos para a agricultura, essas observações ficaram renegadas a segundo plano. Não se trata de misticismo ou de superstição, mas de observar corretamente a natureza para definir a melhor época de plantar e colher, e saber entender que tudo é interligado. A agricultura respeita acima de tudo a vida, a saúde das plantas, das águas, da terra, dos homens, do ar e do planeta.
Pesquisas astronômicas são fundamentadas nos ritmos criados pela passagem dos planetas, da Lua e da Terra diante das constelações, espelhando sua realidade na observação experimental. À medida que a Lua passa pelas constelações, transmite ao solo e às plantas forças que vão beneficiar as quatro partes dos vegetais. Se nós aceitamos que satélites dirigidos para Júpiter e Saturno nos mandem ondas magnéticas com fotos e informações, por que não supor que corpos celestes muito mais complexos enviam ondas eletromagnéticas?

O aproveitamento do fluxo e refluxo da seiva apartir da atração exercida pela lua determina práticas importantes na agricultura, por isto da importância de saber a fase lunar para o manuseio da planta:
* Lua Nova - Indicada para podas; capinar o mato (ele demora mais para crescer); colheita de raízes; adubação.
* Lua Crescente - boa para arar e gradear a terra; semear e colher folhas e frutos; fazer enxertos; plantar flores e folhas em vasos ornamentais.
* Lua Cheia - flores e frutos colhidos nessa fase são mais exuberantes, mas ela é imprópri para plantar, transplantar e capinar (o mato cresce rapidamente).
* Lua Minguante - boa para plantar e colher as raízes; colher e armazenar grãos; colher madeira para a utilização em cercas, móveis e construções, pois neste período a seiva se encontra nas raízes e isso favorece a conservação da madeira.


Abraços a tod@s!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário