sábado, 27 de junho de 2009

O Jequitinhonha e Irapé...


Bom dia companheir@s de amor e luta!!! Estoy a um tempo sem postar nada no blog, mas é por causa do período final de provas... Até por isto vou postar uma crônica muito boa sobre o Rio Jequitinhonha... Pra variar, vale muito a pena de ler, boa leitura!!!


CRÔNICA DO RIO JEQUITINHONHA E A BARRAGEM IRAPÉ.

Aprendi e vou aprendendo na labuta com o mundo em que vivo , buscando sempre inspiração para compreender às nossas contradições. Contradições que podem nos ajudar a compreender melhor o sentido e as intencionalidades das palavras no seu presente e histórico. Aqui deixo um questionamento para todos/as nós, especialmente os filhos e filhas dessa terra do Vale, com uma crítica destrutiva, isso mesmo, destrutiva
( crítico sugerindo destruição de tal situação e no lugar propondo outra): No texto sobre o Rio Jequitinhonha ,onde se fala " Barragem de Irapé, localizada no município de Leliveldia/MG, com 205 metros de altura, considerada a barragem mais alta do Brasil, e que vai alavancar o progresso do vale”; esse progresso está sendo vergonhoso ! Sou da cidade de Jequitinhonha, durante a noite inúmeras ruas medianamente escuras. Conta de luz do povo pobre em especial, tragédia ! No campo, inúmeras comunidades ainda sem energia, sob luz do século passado. O Rio Jequitinhonha, coitado ! AS belas praias, patrimônio do povo e que vinha embelezando e dando sentido ao turismo e inspiração humana, se foram e se vão,nas imediações"beira rio" da cidade. O porto da balsa, que liga a cidade às comunidades/fazendas/Pedra Azul , só vendo para crê ! A balsa a todo momento, encalhando nas ribanceiras de areia provocadas pelo esvaziamento da barragem Irapé, basicamente entre quintas e sextas feiras das semanas. E agora, como será daqui pra diante, não há ponte, atravessar onde ? Os peixes, ôôô meu santíssimo subjetivo Deus ! O nosso saboroso camarão, lembra ? Não encontram mais locas nas pedras nos sequeiros para se reproduzirem, elas estão soterradas pela areia, do desce desce de todos os dias . Bem que gostaria de comer pelo menos um camarão, será que encontro facilmente ? Encontrei com uma amiga, pescadora, lá de cima , do Poção, disse : "o pêxe tá ficano dific, o vai e vem da água da barrag , suja a água, desentoca os pêxe e a gente vai ficano sem nada" ! Ontem mesmo, uma outra pessoa me disse, um jovem camponês, Emílio, do Assentamento Campo Novo, que fica junto ao rio , admirado falou : " eu sempre desci na beira do rio pra curti as belezas das praias aqui, eram lindas ! Branquinha ! Agora, depois da barragem de Irapé, é só lama e mato ". Caro companheiro e companheira, povo brasileiro, cidadão ou camponês, Eu não queria continuar falando desse "progresso", dessas contradições que navegam à séculos nessa região do Vale, por modelos de desenvolvimento americanizado/ocidental/europeu. Infelizmente, sinto na condição de externar meu sentimento como filho da terra. Mas finalizando : "prá não dizer que não falei das flores...", pelo menos, dona CEMIG e seus amigos/as internacionais, governador, etc, que falam de "progresso" para o povo do Vale,examinem os milhões de caramujos que estão no percurso da bacia do Rio Jequitinhonha, apavorando milhares de pessoas que ainda frequentam nosso rio. Antes da barragem caríssimo, "progresso", pouco ou nada se via desses caramujos nojentos, que poderá trazer mais "progresso" cistomosiados para o nosso povo do Vale! Plantem flores, no lugar dos caramujos e retrocessos ambientais e humanos que essa barragem promove. Plantem flores,"para e com" o povo e não “para” ! Pois o Povo do Vale, ainda Vale ! Sejam menos contraditórios !

GLOBALIZEMOS A LUTA, GLOBALIZEMOS A ESPERANÇA !

Decanor é de Jequitinhonha,
Pegagogo da Terra, militante da Cáritas no Baixo Vale , Fórum de Desenvolvimento das Entidades do Vale e ASA-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário