segunda-feira, 1 de junho de 2009

Muros...

Olá companheir@s de amor e luta... Nesta noite fria e acolhedora de segunda a noite, vai um ótimo texto que o companheiro Cabelo da UFV fez falando e refletindo sobre os muros... Muuito bom mesmo, vale dmais ler...



MUROS NÃO CAEM SOZINHOS
Lucas Ribeiro Prado


Quando caiu o muro de Berlim, mais uma vez se ergueu o capitalismo bradando a liberdade como sua palavra de ordem. Da mesma forma, que o fez quando cortou a cabeça da monarquia francesa, se libertando do parasitismo feudal e quebrando todos os muros que impediam a aplicação de sua riqueza acumulada durante o mercantilismo numa nova forma de exploração, que prometia liberdade e justiça, e que conhecemos hoje como capitalismo.


Muito bem, hoje nós continuamos trabalhando e sendo explorados, e a mando de nossos senhores-patrõ es levantamos muros maiores que aquele de Berlim. Muros ainda mais ideológicos que aquele que caiu como símbolo da derrota comunista. Afinal, os muros que levantam
os hoje, explicitam a insuficiência do capitalismo para organizar a vida humana.
Na lógica desse sistema até os muros são transformados em mercadorias e lucro para enriquecer as grandes empreiteiras transnacionais. Se erguem muros de segregação social, enquanto o povo não tem onde morar, mas a especulação imobiliária nas grandes cidades lucra milhões com prédios abandonados.


Em meio à crise mundial instalada, a construção de muros tornou-se mais uma saída das elites, para restabelecerem sua taxa de lucro, através do
aumento da exploração e da criminalização da pobreza. Tornando ainda mais difícil e desumana a vida dos trabalhadores e trabalhadoras.
Enquanto isso tem muito governante em cima do muro, fortalecendo gratuitamente as elites com uma mão e emprestando favores ao povo com a outra em troca do voto. A “democracia” se torna um muro cada vez mais alto, e os governantes ficam distantes da realidade do povo. O Estado se mostra como um muro a serviço das elites e é do lado pobre que eles soltam o aparato policial repressor.


No lugar do muro de Berlim que dividia ricos e pobres no poder, hoje os muros continuam dividindo ricos e pobres, mas ricos no poder e pobres sem nada. Como é o caso do muro de Gaza, do muro na fronteira do México, dos muros nas favelas do Rio de Janeiro. Verdadeiros muros políticos!


Os muros não são para proteger ninguém, pois somos nós que precisamos ser protegidos e não eles. Os muros servem para deixar claro que existe um poder e o povo deve ser mantido longe dele. Só teremos chances de vencer, se nos organizarmos enquanto classe, derrubando todos os muros que este sistema ergueu contra nós, fazendo cair os governantes hipócritas que se omitem em cima deles, e libertando de uma vez o povo trabalhador, que com seu trabalho explorado e alienado construiu não apenas muros, mas tudo que consumimos.


O muro de Berlim não fomos nós que mandamos levantar, nem nós que o derrubamos. Foi levantado pelo medo da burguesia, que só teme o povo no poder, pois o povo na miséria ela só faz esmagar e criminalizar. Foi derrubado pela ideologia burguesa dominante no ímpeto de se auto-afirmar como única alternativa da humanidade. Foi derrubado por promessas não cumpridas de redução da pobreza, de paz e de justiça.


Os patrões estão construindo seus próprios paredões, onde serão julgados pela justiça do povo e antes que eles destruam seus próprios muros com suas guerras imperialistas, nós o faremos com nossa luta consciente, para no seu lugar, construirmos com trabalho emancipado e o povo no poder, casas dignas onde possamos morar, viver e sermos livres.




Abraços a tod@s!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário