quarta-feira, 29 de abril de 2009

Refletindo um pouquinho sobre a realidade atual...

Vendo a atual situação mundial, não tem como não se falar em crise... E tentando compreender um pouquinho como se estruturou esta crise e como combatê-la, vou tentar compartilhar alguns debates e reflexões que contribuem para entender o que está acontecendo...

"Alguns Aspectos Fundamentais para o Debate sobre a Crise:

. Nossa geração está vivendo um período histórico que representa a mais grave crise vivida pelo modelo capitalista da história. Tivemos uma grande crise no final do século 19, que resultou na Comuna de Paris, guerras na Europa e um movimento de independência das colônias na periferia do sistema. Depois tivemos a grave crise de 1929 a 1945, que resultou na Segunda Guerra Mundial, na adoção do nazi-fascismo pelos capitalistas para enganar as massas, mas também resultaram em muitas revoluções sociais, em todo o mundo; algumas derrotadas e outras vitoriosas. E agora vivemos a terceira maior crise do modo de produção capitalista, sendo então um período muito especial e grave, podendo surgir disto um capitalismo renovado, mas ainda explorador e excludente, ou vai resultar num longo período de ajustes em que a humanidade possa dar saltos de organização e superar as perversidades capitalistas.

. A natureza desta crise não é apenas do modo capitalista de organizar a produção, como em outros casos, mas ela está afetando os recursos naturais, o meio ambiente, com alterações climáticas graves. Afeta as condições de vida de bilhões de pessoas que hoje vivem sobretudo nas grandes cidades, e portanto tem um componente social ainda maior. É uma crise política, que desmoralizou os organismos internacionais em vigor, como a ONU, OMC, G-8 etc. E é uma crise que, segundo alguns analistas, afeta os próprios paradigmas fundantes do capitalismo, relacionados com a forma de gerar falsas necessidades humanas, falsos valores de convivência (agora fundados no egoísmo, individualismo e consumismo desnecessário).

. Só haverá saída, com consciência, organização do povo e muita luta social. A gravidade e profundidade da crise vai nos exigir muitas energias para podermos levar o debate para o povo. Estimular a organização e a consciência social e, sobretudo, estimular a luta social para defender os direitos sociais e impedir que a crise se abata sobre os trabalhadores. Daí a necessidade de realizarmos um verdadeiro mutirão de debate, em todas as bases sociais organizadas, de todas as formas, para que possamos estimular o povo a lutar, defender seus direitos e superar essas pervesidades. Será um longa 'jornada' que certamente necessitará de anos de muita mobilização e lutas sociais. E somente a luta social poderá alterar a correlação de forças na sociedade e provocar um novo contexto histórico, que permite às classes trabalhadoras avançarem. E, se não fizermos isso, teremos como pena o ônus de toda a crise que o capital nos jogará."



Abraços a tod@s!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário