terça-feira, 21 de abril de 2009

22 de abril, Dia do Planeta Terra ...! ...?

"No dia 22 de abril comemora-se o dia do Planeta Terra, iniciativa que pretende despertar a consciência na população de todo o mundo sobre maneiras de colaborar na preservação do meio ambiente através de simples medidas cotidianas." (Site do Yahoo! Brasil, http://br.noticias.yahoo.com/s/20042009/48/saude-no-dia-22-abril-comemora.html)

Pensando em nossas ações dia-a-dia, dá pra ver o quanto temos feito para ajudar nosso planeta a não extinguir-se, ou melhor dizendo, não nos expulsarmos dele como um corpo doente elimina sua doença. Fazemos um minuto de silêncio em um grande show no Rio por um mundo melhor, apagamos as luzes por uma hora pra mostrar como me preocupo com as causas ambientais ou me emociono vendo o quanto o povo na África passa dificuldades através do Fantástico domingo a noite. Mas e ai... Não desmerecendo pequenas atitudes cotidianas, que por sinal ajudam muito a amenizar os problemas da nossa "nave mãe", mas será que somente elas são suficiente???

Do que vale, por exemplo, somente não utilizar copos plásticos se por um lado não fazemos nada contra o desmatamento para a implantação de monoculturas de soja ou eucalipto, ou se me emociono e sensibilizo ao ver a situação de nossos irmãos africanos sendo que não faço nada para mudar este modelo, também chamado de "sistema", que torna interessante mantê-los naquela situação para algumas poucas pessoas/empresas continuarem a ganhar seus lucros pela utilização de mão de obra barata ou até escrava.... Atitudes pequenas ajudam, mas não resolvem a situação no nosso planeta. Realmente é duro ouvir isto, mas é fato. Somente ações coletivaspodem reverter este quadro que é posto para nós... Devemos sim não jogar o papel de bala no chão ou na janela do carro, mas também devemos lutar contra a implantação da monocultura das pastagens na amazônia que derrubam nossas florestas tropicais...

As vezes reflito se não é cômodo ou até mesmo estratégico para o(s) grupo(s) dominante(s) que pensamos assim mais no foco individual, não do coletivo, isto porque se formos realmente fazer uma ação em pró a nossa Terra iremos é mudar todo modo de produção de bens primários (alimentos, celulose, minério...), relações entre nós seres humanos (quebrando isto da competitividade e hierarquia) baseando então no respeito ao próximo e respeitaremos a biodiversidade nos entendendo como animais componentes desta, nem melhores e nem piores, mas iguais!!!

Espero que o Dia do Planeta não seja somente neste dia 22 de abril, mas todos os dias, para o nosso próprio bem!!!


Abraços a tod@s!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário